Prev-Insect FAQ
FAQ

Baratas

Como baratas podem surgir em minha residência?

Baratas podem entrar em residências de várias vias de acessocomo por exemplo através de sistemas de tubulações de escoamento de águas pluviais e esgoto doméstico ou ainda ser introduzido pelo próprio morador através do transporte de objetos contaminados por baratas adultas ou ootecas (cápsula que envolve seus ovos)

O que posso fazer para ajudar a evitar a entrada e proliferação de baratas em minha residência?

Existem diferentes espécies de baratas que podem infestar residências. A barata denominada popularmente de “barata de esgoto” pode penetrar em residências através de fendas debaixo de portas, caixas de esgoto mau vedadas, ralos internos e externos com fechamento imperfeitos etc. Sendo assim, antes de qualquer tipo de tratamento é fundamental realizar uma minuciosa inspeção do local, identificando quais as principais rotas de entrada destes insetos e a melhor forma de obstruir seu acesso.

Também em residências frequentemente são encontradas baratas de tamanho pequeno, se comparada ás baratas de esgoto, denominadas popularmente de alemãezinha ou paulistinha. Esta praga geralmente abriga-se em pequenas frestas encontradas em rejuntes de azulejos, atrás de batentes de portas, fundos falsos de armários e até mesmo conduítes elétricos. Apesar de apresentarem algumas características reprodutivas singulares, o controle também neste caso deve ser iniciado através de uma perfeita vedação destes locais.

Qual é o perigo que baratas podem representar para a saúde de minha familia?

Baratas são vetores de vários tipos de doenças devido ao hábito de caminhar sobre locais contaminados por bactérias, vírus e fungos como caixas de esgoto e lixeiras. Posteriormente através de suas pernas ou corpo contaminados podem transferir estes microorganismos para alimentos ou utensílios domésticos. Também vários estudos apontam as exúvias e excrementos de baratas como desencadeadores de processos alérgicos.

Qual a forma mais eficiente de combate as baratas?

Antes da ação direta de aplicação de inseticidas sobre as áreas infestadas é importante adotar ações corretivas que possam tornar o ambiente doméstico menos atraente à entrada e proliferação destes insetos. Dentre as principais medidas destaca-se: limpeza minuciosa das áreas de manipulação de alimento, fechamento adequado de ralos e lixeiras, rejuntamento de azulejos nas áreas frias e limpeza periódica de caixas de inspeção.

Somente após a adoção destas medidas, a aplicação de inseticidas deverá ser realizada. Atualmente existem vários ingredientes ativos e formulações de inseticidas adequados ao controle de baratas, como por exemplo aplicação de gel inseticida dentro de armários e pulverização em ralos e caixas de inspeção de esgoto.

Por que encontramos com tanta frequência baratas em residências e outros locais?

As baratas são insetos muito antigos, surgiram há aproximadamente 300 milhões de anos. Desde então muitas foram as mudanças climáticas que já ocorreram em nosso planeta, entretanto estes insetos conseguiram adaptar-se a todas elas. Algumas características biológicas são determinantes no sucesso adaptativo em ambientes modificados pela presença do homem:

  • são onívoras, ou seja podem alimentar-se de vários tipos de alimentos;
  • possuem corpo achatado dorso-ventralmente possibilitando desta forma instalarem-se em pequenas frestas encontradas no interior de edificações;
  • muitas espécies têm hábito noturno, sendo dificilmente detectadas durante o dia;
  • possuem pernas adaptadas a escalar diversos tipos de materiais, inclusive vidro;
  • elevado potencial reprodutivo devido ao grande numero de ovos e rápida maturidade sexual atingida pelos insetos jovens;

Copyright © 2006 Prev-Insect. All rights Reserved