Prev-Insect Sentricon
Insetos sociais
Prev-Insect - Sentricon


Cupins subterrâneos constituem colônias numerosas no interior de ninhos situados geralmente em locais de difícil acesso. Nas últimas décadas várias indústrias químicas dedicaram esforços na busca de uma substância que pudesse chegar ao interior destes ninhos, eliminando desta forma todos os insetos ali presentes.

Após anos de desenvolvimento e vários milhões de dólares investidos no aprimoramento deste ingrediente ativo a empresa Dow Agrociences lançou em 1995 nos EUA o primeiro produto na formulação de isca para a eliminação de colônias de cupins subterrâneos. Este produto foi denominado Sentricon- Sistema de eliminação de colônias de cupins subterrâneos

Como age a isca Sentricon em toda a colônia de cupins?

Assim como outros insetos, os cupins crescem através da troca do seu esqueleto externo. As iscas Sentricon possuem como ingrediente ativo uma substância denominada de hexaflumuron que provoca nos cupins a perda da capacidade de crescimento, pois inibe a troca deste exoesqueleto, ocasionando desta forma sua morte.Outra característica peculiar dos cupins reside no fato de trocarem material alimentar entre si, através de um regurgitamento do conteúdo intestinal. Sendo assim, quando os cupins operários consomem a substância hexaflumuron contida nas iscas sentricon, este produto é posteriormente transferido para todos os demais insetos da colônia, inclusive para a rainha que é responsável pela postura dos ovos.

Iscas Sentricon

Como as iscas Sentricon são instaladas?

O Sistema Sentricon é composto por vários componentes. As estações que contém o produto hexaflumuron são apresentadas em dois formatos denominados de estação aérea e estação de solo.

Estações de solo:

As estações de solo são enterradas no solo ao redor da edificação infestada por cupins subterrâneos, ficando apenas sua tampa superior visível ao nível da superfície. Inicialmente estas estações possuem em seu interior apenas pedaços de madeira destinados ao consumo por estes insetos. À partir do instante que o monitoramento indica a presença destes insetos no interior da estação, os pedaços de madeira são substituídos pelo ingrediente ativo Hexaflumuron contido em um cartucho de celulose. Estas estações permanecem implantadas durante todo o período de controle, mesmo após a morte de toda a colônia, sendo importante para o monitoramento de outras novas infestações.

Iscas Sentricon

Estações aéreas:

São estações que também contém o produto hexaflumuron, entretanto, são instaladas em áreas onde já verifica a presença de cupins como madeiras, paredes e conduítes elétricos.O monitoramento é feito periodicamente, podendo desta forma ser possível observar o consumo do produto contido em seu interior da estação. Após a eliminação de toda a colônia de cupins estas estações podem ser removidas, deixando-se apenas implantadas as estações de solo para monitoramento externo da edificação.

O produto hexaflumuron, contido nas iscas Sentricon , é uma substância que não afeta a saúde humana e tão pouco contamina o solo onde é instalada pois trata-se de uma substância que interfere somente com o metabolismo dos cupins.



Copyright © 2005 Prev-Insect. All rights Reserved